domingo, 1 de setembro de 2013

[música legendada] Let Nas Down REMIX (Nas feat. J Cole)


Essa é comovente. Entraria para um livro "1001 histórias do Hip-Hop" fácil. Quem sabe até "101 histórias". Considerado uma das grandes vozes da chamada New School, o rapper J. Cole tem sido cada vez mais respeitado no cenário hip-hop, ao lado de contemporâneos como Kendrick Lamar e o pessoal da Odd Future (Tyler the Creator, Earl Sweatshirt, etc.), que aliás conta com o talentosississíssimo cantor de R&B Frank Ocean (que recentemente assumiu em público sua homossexualidade, outro marco na história do cenário hip-hop, que tradicionalmente é associado à homofobia, além da misoginia e do sexismo - o artista contou com o apoio público do casal Jay-Z e Beyoncé, além do seu amigo Tyler, líder da Odd Future).

No tocante rap Let Nas down, J. Cole nos revela como Nas foi sua grande inspiração. Ele costumava imprimir os raps de Nas e colar na parede. E diz: My niggas thought they was words, but it was pictures I saw [Meus manos pensavam que eram só palavras, mas eram imagens que eu via]. O próprio Nas conheceria Cole e daria sinal positivo sobre suas canções. Mas parece que um de seus trabalhos repercutiu negativamente para o mestre: o hit Work Out. Quando No I.D. contou isso a Cole, seu mundo caiu. A música, que você pode ouvir abaixo traduzida, extraída desse canal, narra esse dilema de Cole entre o "rap artístico" e a relação com o mainstream, bem como sua vergonha por ter decepcionado Nas. Um grande rap.


Então o gigante acordou e resolveu tranquilizar seu pupilo. Nas lançou um remix da música, que você confere abaixo, legendada. É impossível explicar a importância e a qualidade de Nas em poucas linhas, portanto nem o farei, muito embora Cole o tenha feito em Let Nas down de maneira antológica - de tal modo que, como diria Paulo Coelho, caberia num tweetPac was like Jesus, Nas wrote the Bible [Pac foi como Jesus, Nas escreveu a Bíblia].


GLOSSÁRIO
* Mano "Nasty" = um trocadilho. Nasty significa desagradável, e era também o primeiro apelido de Nasir Jones.
* Arm & Hammer = outro trocadilho. Arm&Hammer é uma marca de bicarbonato de sódio, produto que é misturado com cocaína pra fazer crack. Crack era a droga que Nas vendia nas ruas, daí o trocadilho. Além disso, "Hammer" pode ser uma gíria para arma. Essa explicação eu retirei do site rapgenius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário