sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[música legendada] Same Love (Macklemore & Ryan Lewis feat. Mary Lambert)


Resolvi contribuir com uma tradução dessa canção porque as que estão disponíveis na internet têm gerado muitas discordâncias (ou seja, como não há uma unanimidade, também estou dando meu “palpite”). Vencedor do prêmio da MTV de “Melhor vídeo com mensagem” (uma categoria que parece ser nova, aliás), Same Love é um rap que fala sobre a aceitação do homossexualismo. 

Há quem afirme que tal música é um marco na história da cultura hip-hop, conhecida, em geral, pela homofobia e misoginia. Não só pela mensagem, é claro, mas pela qualidade da letra e da música (e mais ainda, talvez, do videoclipe), com um beat bem dissonante da tradição G-Funk. Macklemore, antes rapper solo, uniu-se ao DJ Ryan Lewis e ambos lançaram, enquanto dupla, The Heist (2012), álbum do qual faz parte o rap abaixo traduzido. A dupla tem feito sucesso também com outras faixas, como Thrift Shop

Li em algum lugar que eles samplearam, em Same Love, a música People Get Ready, dos Impressions, uma das mais belas canções já compostas pelo ser humano, na minha opinião. Realmente tem uma grande semelhança, mas não tenho certeza.

Nesse meu “palpite de tradução” a diferença principal se encontra no último verso do refrão, quando Mary Lambert diz “She keeps me warm”. Como o adjetivo “warm” não tem variação de gênero no inglês, li em muitas traduções a escolha por “aquecido”, no masculino. Creio que seja um equívoco, pois a música trata da relação homoafetiva; embora o clipe conte a história de um casal masculino, o refrão é cantado por uma mulher, logo, faria mais sentido que a mesma se dirigisse a uma outra mulher, simbolizando e abarcando também a relação homoafetiva feminina. Além disso, a própria Lambert já declarou ser lésbica (ver nota abaixo do vídeo).


NOTA: Segundo o site rapgenius, a cantora Mary Lambert explicou que o verso "não chorar aos domingos" vem de sua experiência, hoje superada, de, durante muito tempo, ir à igreja aos domingos e chorar por ter vergonha de sua homossexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário